Fases de uma startup. Onde está o seu negócio?

Por: Energy Future  |    07/11/2019
Imagem do post undefined

O ciclo de vida de uma startup e os principais aspectos de cada uma das fases. Descubra em qual estágio está sua empresa e o que você pode estar fazendo.

Não é uma novidade. Todos os negócios têm ciclo de vida. Mas o surgimento das startups trouxe novos conceitos de crescimento, com fases específicas à medida que as novas empresas de tecnologia se desenvolvem. O número de fases ou estágios de uma startup pode variar. Para o PhD e especialista em Startups, Lee M. von Kraus, existem cinco fases: inicial, semente, crescimento e estabelecimento, maturidade e aquisição. Já para o americano Brian Balfour, fundador da empresa Reforge e cofundador de outros quatro negócios, a interpretação é mais simples e fala sobre três estágios: tração, transição e crescimento. Aqui no Brasil, de forma geral, o ciclo de vida de uma startup é dividido em quatro fases. Para te ajudar a entender melhor, vamos descrever cada uma delas.

1 - Ideação

Você considera ter aquela ideia que vale, no mínimo, 1 milhão de reais. E está preparado para começar o seu negócio. Nesse momento, percebe que transformar essa ideia em realidade é difícil. Mas o maior desafio está na escolha do público perfeito.

Importante fator no sucesso de uma startup, antes mesmo do lançamento, está na escolha acertada do público-alvo. A fase de ideação é também o momento de validar o seu negócio.

O que fazer nesse momento?

Pesquise cuidadosamente seu público-alvo e o potencial do seu produto ou serviço no mercado. Algumas das perguntas que podem ser feitas: as pessoas realmente precisam do seu produto ou serviço? Que problema sua oferta resolve? A sua ideia já existe? Existem concorrentes? Responder a essas perguntas envolve muita pesquisa. Mas com os resultados positivos na mão, é a hora de criar um plano de negócios. Defina a missão de sua empresa e metas para o seu desenvolvimento nos próximos anos.

2 - Operação

Com a ideia da startup bem consolidada, é hora de ir para o mercado, buscar clientes e expandir a operação. Esse passa a ser o momento da busca por aportes ou participação em rodadas de investimentos. A formação da equipe precisa levar em consideração não somente a qualidade, mas a diversidade dos profissionais. E o plano de negócios precisa está em vista e atualizado. Nesse estágio, é importante aumentar a base de clientes e realmente atingir o mercado escolhido na fase anterior.

O que fazer nesse momento?

Essa é fase de criação de um protótipo, do desenvolvimento de processos e da formação de uma equipe. Também é importante a busca por financiamentos. Clique aqui para saber formas de financiamento para startups. Programas de aceleração e incubadoras podem ser fundamentais para o seu negócio. E indicadores ajudam no desempenho da empresa.

3 - Tração

Fase da maturidade da empresa. Após a validação do produto no mercado e a consolidação do público-alvo, o objetivo agora é crescer. Muitas startups vão atrás de novos aportes e rodadas de investimentos. A consolidação do modelo de negócio influencia no faturamento e nos custos.

Outro importante conceito dessa fase é a escalabilidade, que é entendida como a capacidade do negócio de crescer sem perder sua essência, ou seja, expandir atendendo às demandas, sem perder qualidades que lhe agregam valor.

O que fazer nesse momento?

Os feedbacks dos primeiros usuários ajudam a refinar seu produto ou serviço. Como você pode melhorar sua oferta? E a sua experiência com o cliente? Concentre-se em expandir os aspectos do seu produto que são mais benéficos para os clientes. As interações com os consumidores contribuem para estabelecer sua credibilidade e criar confiança. Mostre que você está levando em consideração as preocupações dos clientes à medida que continua desenvolvendo sua oferta. O refinamento do seu produto ou serviço também passa pela melhor eficiência dos seus processos. Teste suas estratégias e acompanhe a análise de mídias sociais e outros dados.

4 - Expansão (Scale-up)

O próximo estágio de uma startup é expandir. Aumentar ainda mais sua base de clientes, suas ofertas e a própria empresa. Nesse estágio, que pode começar no segundo ou terceiro ano, aperfeiçoa-se ainda mais estratégias de marketing para atrair clientes com eficiência e aumentar taxas de conversão. A equipe e infraestrutura são ampliadas.

O que fazer nesse momento?

Como e quando você contratará mais funcionários? Como você expandirá seu marketing? Irá crescer as instalações físicas e infraestrutura tecnológica? Concentre-se em aumentar a retenção e a fidelidade do cliente, testar e refinar suas estratégias de marketing e desenvolver ainda mais seus pontos fortes.

Passada essa fase, parabéns! Você consolidou o seu negócio.