O DNA Energisa: A empresa conectada com o futuro

Por: Energisa  |    25/11/2019
Imagem do post undefined

Pioneira no setor elétrico a abrir capital na bolsa, uma das primeiras a automatizar o gerenciamento das redes de distribuição e a desenvolver tecnologias para o combate a perdas, Energisa tem o consumidor no centro de suas estratégias e foca na digitalização.

Mais antiga companhia do setor elétrico em atividade no país, atuando há 114 anos, o Grupo Energisa é o quinto maior do Brasil em distribuição de energia. Foi a primeira companhia do setor a abrir o capital na bolsa e uma das primeiras a automatizar o gerenciamento das redes de distribuição e a desenvolver tecnologias para o combate a perdas.

A missão da Energisa é transformar energia em conforto. Para isso, tem o cliente no centro da estratégia de negócio. Um consumidor, que é protagonista, exigente e inteligente, que demanda uma atuação próxima, moderna, ágil e tecnológica. Por isso, a empresa enxerga um mundo cada vez mais conectado, sendo a digitalização da vida cotidiana uma realidade.

A empresa quer ser reconhecida pela qualidade dos serviços, pela eficiência operacional e pela rentabilidade. São grandes os desafios, ainda mais considerando o universo de 7,6 milhões de unidades consumidoras atendidas, o que equivale a cerca de 20 milhões de pessoas, ou 10% da população brasileira.

"A Energisa atende hoje cerca de 20 milhões de pessoas, 10% da população brasileira."

Gerenciam um sistema composto por mais de 19 mil quilômetros de redes de transmissão, 600 mil quilômetros de redes de distribuição e 683 subestações. E o impressionante número de 19 mil colaboradores, entre próprios e terceiros, que nas palavras da empresa: “são a alma do negócio e precisam também estar conectados com o novo mundo – e contribuir para transformá-lo”.

A Energisa também é especialista no desenvolvimento de soluções integradas para o mercado de energia. Sempre pronta para atender geradores, transmissores e distribuidores, além de outras indústrias, em suas mais diversas demandas. Mais do que uma ferramenta para atingir os objetivos, a inovação é uma marca da empresa. Sem ela não seria possível atender às expectativas dos clientes, a maior prioridade. O grupo investe constantemente em pessoas e no desenvolvimento de soluções que tragam eficiência e agilidade às operações, garantindo o alto nível de serviço.

Um exemplo desse esforço é a Fábrica de Desenvolvimento de Soluções do Futuro, localizada na cidade de Cataguases, em Minas Gerais. Moderna e alinhada com as mais recentes metodologias de gestão de projetos, a fábrica, pedra fundamental do Rio Pomba Valley, dá todas as condições para que programadores e gestores construam as bases de sustentação do crescimento da Energisa diante de um mundo em constante transformação.

A demanda por energia sustentável

Além do desafio de gerenciar uma operação de grandes proporções, a empresa lida com um contexto de mercado complexo. A demanda da sociedade por energia cresce rapidamente e é preciso encontrar maneiras sustentáveis de atendê-la. Por isso,foram criados programas para incentivar o consumo consciente da energia, como o “Nossa Energia”. Dez caminhões adaptados viajam pelas cidades interioranas da área de concessão da empresa para promover palestras, eventos, peças teatrais e ações em escolas sobre o uso adequado da eletricidade.

Existe ainda o desafio de levar eletricidade aos rincões do país. A Energisa está presente em 862 municípios de 11 Estados brasileiros. O índice de disponibilidade de energia chega a 99,8%, mesmo atuando em regiões de difícil acesso como a Amazônia.

Mais uma vez, a inovação se mostra essencial para uma atuação responsável e eficiente. Pensando no futuro, a Energisa investe na diversificação do seu portfólio. Estão presentes em quase todos os segmentos do setor elétrico, inclusive na comercialização e no desenvolvimento de soluções para a geração distribuída e a energia solar. A empresa está estruturada para atender a sociedade, seja qual for o cliente e onde ele estiver.