O DNA Equatorial Energia: A constante busca por alta performance e grandes resultados

Por: Equatorial  |    24/11/2019
Imagem do post undefined

Com foco na expansão de sua atuação no mercado de energia elétrica, Grupo Equatorial Energia consolida e diversifica seu negócio.

A Equatorial Energia consolidou-se no cenário brasileiro como uma holding de empresas de alta performance e grandes resultados. E possui forte atuação no setor elétrico nos segmentos de distribuição, transmissão, geração e comercialização, além de também estar presente na área de telecomunicações e serviços.

Atualmente, as empresas que fazem parte do Grupo são: Celpa, Geramar, Intesa, Equatorial Maranhão, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, Equatorial Transmissão, Equatorial Telecom, Sol Energia e 55 Soluções.

Com histórico de cases bem-sucedido de empresas adquiridas pelo Grupo e as evoluções operacionais em curto espaço de tempo, Equatorial Energia mantém o foco na excelência da gestão de ativos. De forma mais recente, a empresa obteve a aquisição da Equatorial Alagoas, concessionária de energia do estado de Alagoas, e assim o grupo passou a atender quase 10% do total de consumidores brasileiros e a responder por 6,5% do mercado de distribuição do país.

Equatorial em números: segmentos de atuação

Na distribuição, a Equatorial Energia controla a Equatorial Maranhão, a Equatorial Piauí, a Equatorial Alagoas e a Celpa no Pará. Sendo que nesses estados a empresa obtém controle exclusivo da distribuição, uma vez que cada uma das concessionárias é única no segmento.

"Equatorial Energia atende quase 10% dos consumidores brasileiros e responde por 6,5% do mercado de distribuição do país."

No Estado do Maranhão, a Equatorial detém área de atuação de 331.937 mil km2, correspondendo a 3,9% do território brasileiro, com 6,9 milhões de habitantes ou 3,4% da população do país. Já no Piauí, a área de atuação de 251.529 mil km² é de 2,9% do território brasileiro. Com o controle da Celpa, Centrais Elétricas do Pará, a área de atuação chega a 1.247.955 mil km2, ou seja, 6,3% do território brasileiro, abrangendo 8,3 milhões de habitantes, 4% da população.

A aquisição da Equatorial Alagoas, em dezembro de 2018, expandiu de forma representativa a atuação da empresa no seguimento. A distribuidora passou a atender todo o estado alagoano, que possui área de concessão de 27.768 km², contando com mais de 42 mil quilômetros de linhas e redes de distribuição. A Equatorial Alagoas divide-se em duas regionais com sede em Maceió e Arapiraca.

Na transmissão, a Equatorial participou de dois leilões realizados pela ANEEL, em outubro de 2016 e abril de 2017, nos quais adquiriu as concessões de oito lotes de linhas de transmissão, totalizando R$ 879 milhões em RAP (Receita Anual Permitida) a valores de dezembro de 2017. Adicionalmente, a Equatorial Energia adquiriu 100% da Intesa, linha de transmissão operacional nos Estados do Tocantins e Goiás.

Na geração, a Equatorial Energia detém 25% de participação na GERAMAR, sociedade responsável pela operação de duas usinas termoelétricas localizadas no Maranhão, com capacidade instalada conjunta de 330MW, em operação comercial desde 2010.

Já na área de prestação de serviços, a Equatorial Energia detém 100% da 55 Soluções, que, por sua vez, detém 51% da Sol Energias, empresa comercializadora de energia elétrica. Além disso, o grupo detém 100% da Equatorial Telecom, empresa de telecomunicações.