O DNA Light: Atuando na modernização da cidade do rio de janeiro, Light investe em inovação como estratégia para os desafios do mercado

Por: Light  |    24/11/2019
Imagem do post undefined

Há mais de cem anos, Grupo Light é responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade do Rio de Janeiro. Com o programa P&D da Light, empresa busca melhorar a segurança e a eficiência da energia.

O desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro confunde-se com a história da Light. Com mais de cem anos, a concessionária, responsável pela geração e distribuição de energia elétrica na cidade carioca, tem como prioridade para os próximos anos tornar-se a melhor empresa do setor elétrico e ser reconhecida pela rentabilidade, eficácia na gestão e qualidade dos serviços.

Para superar os desafios do mercado, a Light posiciona-se de forma a garantir a alocação eficiente dos recursos, a eficiência operacional, bem como a criação de soluções inovadoras, de forma ágil e eficiente, com foco na redução do furto de energia e na melhoria dos indicadores de continuidade, assegurando resultados cada vez mais sustentáveis. A distribuição de energia elétrica na cidade do Rio de Janeiro foi inaugurada pela Light em 1907, quando a cidade carioca ainda ocupava o posto de capital do Brasil. O Grupo Light foi fundado no Canadá em 1904. No ano seguinte, recebeu a autorização do governo brasileiro para operar na cidade.

Ao longo dos anos, a empresa investiu na construção de usinas hidrelétricas, contribuindo para o processo de industrialização do país. Ao mesmo tempo em que assumiu no Rio de Janeiro a gestão de serviços públicos, como o fornecimento de gás, o transporte público, a telefonia e a iluminação pública, além da geração e distribuição de energia elétrica.

A empresa trabalha na construção de cultura interna que tenha como base o #jeitodeSERLIGHT de fazer negócios, ou seja, focando as atitudes na conquista de resultados, com base na ética e priorizando segurança. Os valores adotados e largamente difundidos pela organização são: Valorização da Vida, Ética, Senso de Dono, Simplicidade e Meritocracia.

O #jeitodeSERLIGHT: P&D e Inovação na estratégia do Grupo

Investir em inovação é parte da estratégia do Grupo Light para gerar mais segurança e eficiência no fornecimento de energia. Por isso, desde a publicação da Lei nº 9.991/2000, sobre a realização de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a empresa enxerga os recursos aos projetos uma oportunidade de investimento sustentável. A proposta é gerar melhorias na atuação e na prestação de serviços, assim como contribuir com o desenvolvimento do setor elétrico e da sociedade. Mais de 300 projetos já foram concluídos com um valor total acima de 200 milhões de reais.

"Mais de 300 projetos já foram concluídos com um valor total acima de 200 milhões de reais no programa de P&D da Light."

“A Light atua de modo a reter o conhecimento gerado nos projetos de P&D, com uma gestão técnica e profissional dos projetos, buscando a internalização dos resultados no pós-projeto e na busca de oportunidades de negócio em projetos já encerrados”, declara a empresa.

O Programa P&D da Light busca parcerias com centros de pesquisa, universidades, consultorias e o setor industrial. O objetivo é promover intercâmbio de conhecimento e desenvolver projetos inovadores, que melhorem os serviços para os consumidores, além de acolher as demandas tecnológicas da empresa, atendendo às estratégias organizacionais.