Programa de P&D possibilita internalização e continuidade dos projetos

Por: Light  |    26/11/2019
Imagem do post undefined

Com P&D, Light quer estimular projetos sustentáveis alinhados à estratégia da empresa e às demandas do mercado.

Com mais de 300 projetos já concluídos, o programa P&D da Light tem como objetivo diagnosticar temas para investimentos inovativos e tecnológicos relevantes para a Light e aderentes à regulamentação da ANEEL.

A empresa atua de forma a garantir que os recursos de P&D estejam alinhados ao negócio, às demandas do mercado e às novas tecnologias. Já foram realizados ou estão sendo desenvolvidos projetos de big data, data mining, realidade aumentada, machine learning, cloud computing, entre outros. A empresa criou métricas, padrões regulatórios e interfaces funcionais para ajudar no monitoramento do portfólio e na gestão dos projetos.

Mais que oportunidades para o negócio, a Light acredita que o programa promove benefícios para o setor elétrico e para a sociedade. “Para a empresa, temos o ganho de receita no combate às perdas não técnicas, na melhoria das operações, no ganho de produtividade e na segurança dos colaboradores. Para o setor elétrico podemos considerar a modernização das redes, novos modelos de negócio e avanço das energias renováveis. Para a sociedade temos a geração de novos empregos, maior liberdade de comercialização e gestão do uso eficiente da energia”.