Como foi a 2ª reunião fechada do Ciclo de Digitalização

set. 12, 2022

No dia 23 de Agosto de 2022, foi realizada uma reunião fechada do Ciclo de Digitalização. A reunião foi iniciada com uma rápida palestra sobre Business Agility & Transformação Digital, realizada pelo Roberto Argento, e depois seguiu para discussões acerca das teses de investimento.

Agenda Setorial

A reunião

A segunda reunião fechada do Ciclo de Digitalização foi realizada no dia 23 de Agosto de 2022, e teve como objetivo principal debater as perspectivas de nossos embaixadores, tech partners e apoiadores acerca de como o setor elétrico irá avançar em sua jornada de Transformação Digital, bem como quais são as teses de investimento que irão nortear as estratégias de inovação de nossos parceiros.


A reunião teve duração de 2h e contou com a participação da 2W Energia, ArcelorMittal, EDP, Eletronorte, Energisa, Equatorial, Furnas, Pacto Energia, Accenture, Briskcom, PwC, ABRADEE e ABRACEEL.

Aquecendo os motores: Business Agility


Trecho da apresentação de Roberto Argento, onde destacou as principais competências organizacionais a serem buscadas na jornada em direção a Business Agility.


Iniciamos nossa reunião com uma rápida palestra do Roberto Argento, strategic advisor na Scaled Agile, que abordou Business Agility na digitalização, compartilhou insights e experiências sobre esta tendência de modelo de trabalho que visa conseguir responder melhor aos desafios e mudanças do contexto corporativo.


Enquanto apresentava fatores fundamentais para a inovação fluir em corporações, Roberto defende a relevância de se criar e nutrir uma cultura de Experimentação e Feedback:

Trecho da apresentação de Roberto Argento, onde destacou as principais competências organizacionais a serem buscadas na jornada em direção a Business Agility.

“Se você não abandona nenhuma iniciativa, se você mantém todos os seus projetos até o fim, você tem um problema de inovação. (…) Hoje estamos vendo corporações inserindo indicadores de abandono de iniciativas em suas metas.”

Já durante a discussão acerca das Competências Organizacionais recomendadas pelo SAFe®, foi dada ênfase na Gestão Lean de Portfólio devido à aderência ao tema central da reunião fechada, que era Teses de Investimento em Transformação Digital.


"Nossa proposta também é trazer este tipo de conteúdo durante nosso Ciclo de Digitalização pois sabemos que a transformação digital deve passar por pontos muito mais profundos do que apenas as tecnologias: temos de repensar a forma de enfrentar os novos desafios para gerar resultados sustentáveis ao negócio. E entendemos que a Business Agility pode ser uma aliada importante para trilhar esta jornada de forma mais efetiva." Luiz Felipe Pamplona, head de inovação do Energy Future.



Caso você tenha interesse de se aprofundar no assunto, em breve iremos compartilhar um artigo construído em colaboração com o Roberto Argento, mas até lá, a Scaled Agile possui uma série de conteúdos em seu site, acesse: https://scaledagile.com/resources/

Pesquisa de mercado: resultados parciais

Em seguida da palestra, foram apresentados alguns dos principais dados parciais da pesquisa de mercado, que ficou aberta até o dia 11/09/2022 e contou com resposta de grandes empresas atuantes no setor elétrico brasileiro. Realizamos nossa pesquisa com os objetivos de mapear as dores e tendências existentes no tema Digitalização bem como entender como as empresas de energia enxergam seus papéis no ecossistema de Inovação.

O primeiro insight que apresentamos é em relação a quais são os direcionadores de negócio prioritários, sob a perspectiva das empresas respondentes. Os dois direcionadores mais votados foram:

  • Intensificação da experiência do cliente, com 27% dos votos;
  • Diversificação de linhas de receita, também com 27% dos votos;



Um ponto muito positivo que podemos tirar deste resultado é: a Inovação pode assumir um papel de protagonismo na busca tanto por uma melhor experiência do cliente quanto pela criação de novas receitas para a corporação.


Como recomendação de conteúdo para aprofundar nestes dois direcionadores prioritários, a PwC Brasil possui o artigo "Como criar experiências diferenciadas: Os desafios de atuação no mercado de energia elétrica". Para mergulhar no tema, acesse: https://pwc.to/3u8CEu2

Na 3ª e 4ª posições encontram-se o Aumento da agilidade e flexibilidade e a Redução de custos / Aumento de lucatividade, cada um com 18% dos votos, seguidos pela Mitigação de riscos, com 9% dos votos.


Após a discussão relativa aos direcionadores de negócios, ainda foram discutidas:

  • Percepções acerca dos níveis de maturidade das verticais de atuação do setor elétrico1, no que tange a Digitalização;
  • Temas que terão maior impacto em cada um dos segmentos de atuação1;
  • Teses e estratégias de investimento em soluções direcionadas à Transformação Digital;
  • Formatos e instrumentos de investimento prioritários;

O sumário executivo oficial será divulgado através de nossas redes sociais, e-mail e blog assim que consolidarmos todas as respostas que obtivemos. Nos acompanhe para receber o material em primeira mão!

Teses de investimento

As discussões que tomam lugar em nossas reuniões fechadas dos Ciclos de Inovação seguem temas que permitem que direcionemos gradualmente nossa atenção aos nossos Desafios de Inovação Aberta, que por sua vez são nossas ferramentas para canalizar a originação e prospecção de propostas de inovação aderentes às demandas do setor elétrico brasileiro.



Em nossa segunda reunião fechada, como comentado anteriormente, trouxemos o resultado parcial da pergunta "Em relação ao formato de relacionamento com soluções inovadoras, quais são os prioritários para a sua empresa?":


  • Programa de P&D Aneel liderou os votos com 33% dos votos recebidos até 23/08;
  • Prova de Conceito (PoC) paga, com 22% dos votos;
  • Fundo próprio (CVC), com 22% dos votos;
  • Prova de Conceito (PoC) gratuita, com 11% dos votos;
  • M&A, com 11% dos votos;


Resultados parciais para a pergunta "Em relação ao formato de relacionamento com soluções inovadoras, quais são os prioritários para a sua empresa?".

O Ciclo de Digitalização

Nosso ciclo tem em seu planejamento ainda diversas reuniões fechadas, realização de webinars abertos, publicação de artigos técnicos, lançamento de desafios de inovação aberta, demoday e muito mais! O Ciclo de Digitalização faz parte da Agenda Setorial do Energy Future, que por sua vez possui como objetivo fomentar o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro através da conexão e articulação entre os diversos players presentes no setor, fundamentada principalmente na inovação aberta.

Quer acessar todas as informações do ciclo atualizadas? Acesse nosso website e nossa página do Linkedin.

‍1 As quatro verticais ou segmentos de atuação são: Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de energia elétrica.



Conteúdo Relacionado

Homem de pé em um campo de geradores eólicos verifica seu tablet
Por Apolo Lira 31 jan., 2024
A jornada de inovação no setor elétrico brasileiro é marcada pela adoção dos Níveis de Maturidade Tecnológica (TRLs), uma ferramenta valiosa originada da NASA e adaptada pela ANEEL para o contexto nacional. Esta adaptação reflete uma abordagem estratégica que considera as particularidades do setor, permitindo uma avaliação mais precisa do potencial de novas tecnologias e facilitando o planejamento para a introdução de inovações no mercado.
21 dez., 2023
No dia 13 de dezembro aconteceu o EF Summit, evento promovido pelo Energy Future para abordar temas de extrema relevância para o cenário atual do setor elétrico, como transição energética, GTD e a abertura do mercado no Brasil.
Banner EF Summit 2023
06 dez., 2023
O EF Summit 2023, promovido pelo Energy Future, o maior hub de inovação aberta do setor elétrico brasileiro, ocorrerá em São Paulo no dia 13 de dezembro. Este evento vital para profissionais da área elétrica se concentrará em tendências, insights e estratégias para 2024, abordando temas cruciais como transição energética, GTD e a abertura de mercado no Brasil.
Por Luiz Felipe Pamplona 29 nov., 2023
No dia 16 de novembro de 2023, foi realizado o demoday da Chamada Setorial de ESG, que viabilizou uma avaliação mais criteriosa das propostas finalistas. Conheça as 6 propostas que foram selecionadas como destaques em ESG pelas empresas embaixadoras do ciclo.
Mais Posts
Share by: