Conheça o
Ciclo de Cibersegurança

Empresas de energia sofrem com o forte aumento nos casos de ataques cibernéticos. 


A expansão dos investimentos, por si só, não garante a proteção. É necessário uma abordagem holística e integrada de segurança, que passa por um plano de ação setorial.

POR QUE Cibersegurança?


Com o avanço das tecnologias aplicadas ao setor elétrico, tais como o 5G, a digitalização das redes de energia e a internet das coisas, tem aumentado também o risco de ataques cibernéticos.

A modernização do setor elétrico é uma realidade, mas as empresas devem estar preparadas para buscar um caminho seguro para a evolução. É preciso investir na proteção de dados, na adequação à rotina operacional que estabelece um controle mínimo de segurança cibernética (conforme ONS) e demais intervenções a fim de deixar o ambiente menos vulnerável aos ataques.


Essa pauta foi escolhida como tema do Ciclo para que os agentes do setor discutam e troquem experiências visando um mercado de energia mais digital e seguro.  

Objetivos dos Nossos Programas de Inovação Setorial

Saiba como funcionam os Programas Setoriais do Energy Future

e quais os principais pilares de cada um de nossos Ciclos


Posicionamento de marca

As empresas podem se posicionar como referência no tema em questão, através da participação em webinars, publicação de artigos e citações em relatórios e materiais produzidos.

Inovação aberta

Conexão com o ecossistema de inovação do setor, fomentando a geração de soluções aderentes às demandas setoriais e mapeando soluções que aceleram o desenvolvimento setorial.  

Trocas qualificadas

Promovemos e articulamos discussões pautadas em temas estratégicos com o objetivo de coletar e consolidar perspectivas e planos de ação setoriais.

Estruturação setorial

Priorizando caminhos compartilhados por diversos agentes do mercado, damos ênfase em um plano de estruturação setorial - diluindo riscos e investimentos através da colaboração.

Estrutura dos nossos Programas Setoriais

Nossos programas são divididos em 5 grandes etapas.

Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.



Mapeamento de desafios

Temas de relevância e impacto para o setor elétrico brasileiro são discutidos e definidos pelo Energy Future. Na sequencia, são elaborados o cronograma e o planejamento de reuniões, webinars, conteúdos e desafios de inovação aberta.

status: realizado

Definição da tese de investimento

Partindo dos desafios mapeados, traçamos junto a nossos parceiros uma visão setorial de como os desafios serão abordados: rotas tecnológicas, instrumentos de financiamento e perspectivas de mercado futuro.

status: realizado

Realização da chamada setorial

Com o lançamento dos desafios, damos início ao aceite de propostas, soluções ou ideias inovadoras aderentes aos critérios estabelecidos no regulamento. Essas propostas são avaliadas pelo Energy Future junto aos parceiros do Ciclo.

status: realizado

Mentorias e Demoday

As propostas selecionadas se apresentam para a banca avaliadora formada pelos parceiros do Ciclo e são escolhidas aquelas com maior potencial e aderência à tese de investimento dos seus negócios.

status: realizado

Etapa de Matchmaking


A organização e as empresas interessadas vão se aproximar para construir e formatar um projeto que atenda às demandas específicas do pool formado.


status: em andamento

Chamada setorial de Cibersegurança

Veja aqui os resultados

Ao longo de nove meses, soluções estruturais em cibersegurança foram discutidas com o envolvimento de todo o ecossistema setorial: 40 conteúdos foram produzidos para nutrir a audiência sobre o tema central; oito reuniões fechadas e dois eventos abertos ao público foram realizados a fim de entender os caminhos para estruturar o setor e, como resultado, quatro propostas-destaque foram selecionadas pelas empresas embaixadoras do Ciclo.

Embaixadores do Ciclo de Cibersegurança

Parceiros técnicos do Ciclo de Cibersegurança

Apoiadores

ÚLTIMOS CONTEÚDOS DO CICLO
14 jun., 2022
Do dia 05 a 07 de julho, evento irá reunir grandes players do mercado, em Santa Catarina, com foco na geração de negócios no setor elétrico.
26 abr., 2022
4 propostas foram selecionadas como “projetos destaques” em cibersegurança pelas empresas embaixadoras do ciclo.
28 mar., 2022
As 14 propostas selecionadas para última etapa vão apresentar suas soluções em pitch sessions com os representantes das empresas embaixadoras do ciclo cibersegurança.
21 fev., 2022
Evento trouxe os principais desafios referentes ao tema, além de propor uma Agenda Setorial para a busca de soluções integradas.
Mostrar mais
Share by: