FURNAS lança desafio de inovação com foco em startups

fev. 21, 2021

A chamada realizada pela empresa, em parceria com o instituto SENAI/RJ, recebe propostas por meio da plataforma digital do Energy Future até o dia 23 de dezembro.

O Desafio FURNAS Conecta - Startups, desenvolvido em parceria com o Instituto SENAI/RJ e com apoio do Energy Future, está em busca de propostas inovadoras nas temáticas “Confiabilidade Energética”, “Hidrogênio Verde” e predição do “Preço de Energia”. O edital é voltado a startups e demais empresas de base tecnológica, com CNPJ ativo, sendo obrigatório o CNAE 7210-0 Pesquisa e Desenvolvimento das Ciências Físicas e Naturais. As soluções podem ser aplicadas de 09 de novembro a 23 de dezembro, por meio da plataforma digital de inovação do Energy Future. 

O desafio tem como objetivo encontrar empresas que possuam competência para propor e desenvolver soluções inovadoras e efetivas para os temas de interesse divulgados. No pilar “Confiabilidade Energética” a empresa busca propostas que visem novas tecnologias, ou ferramentas de monitoramento (remoto e tempo real) de condições, que possam afetar a disponibilidade das linhas de transmissão.

Na temática “Hidrogênio Verde” a ideia é encontrar soluções e ferramentas relacionadas à operação e manutenção de uma planta de Hidrogênio Verde, o que inclui diversas aplicações energéticas e não energéticas do hidrogênio. Assim, são bem-vindas propostas inovadoras que reduzam os gases de efeito estufa e a consequente descarbonização da matriz elétrica.

Já no pilar “Preços de Energia”, a empresa procura soluções de inteligência artificial para predição do preço de energia no mês seguinte, com base em informações de mercado associadas aos mapas de previsão meteorológica.


Visite a página do desafio para mais informações.

No âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Furnas pretende captar Projetos de P&D+I que proponham soluções tecnológicas inovadoras. E por meio do Programa de P&D ANEEL, FURNAS constrói parcerias com startups que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento econômico e social.

As etapas seguintes ao período de aplicações de propostas serão a avaliação online, entre 3 e 21 de janeiro de 2022, a seleção de projetos até o dia 18 de fevereiro e, por fim, serão contemplados os candidatos que apresentarem soluções aplicáveis e funcionais.

Os projetos selecionados terão o apoio da equipe técnica de FURNAS e do Instituto SENAI/RJ de Inovação e Tecnologia, que compartilharão conjuntamente as obrigações e riscos. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 15 de março de 2021. O orçamento total previsto para o financiamento de projetos é de R $3,3 milhões.


Para mais informações a respeito do cadastro de proposta, acesse também o edital da chamada,  clicando aqui.



Conteúdo Relacionado

Homem de pé em um campo de geradores eólicos verifica seu tablet
Por Apolo Lira 31 jan., 2024
A jornada de inovação no setor elétrico brasileiro é marcada pela adoção dos Níveis de Maturidade Tecnológica (TRLs), uma ferramenta valiosa originada da NASA e adaptada pela ANEEL para o contexto nacional. Esta adaptação reflete uma abordagem estratégica que considera as particularidades do setor, permitindo uma avaliação mais precisa do potencial de novas tecnologias e facilitando o planejamento para a introdução de inovações no mercado.
21 dez., 2023
No dia 13 de dezembro aconteceu o EF Summit, evento promovido pelo Energy Future para abordar temas de extrema relevância para o cenário atual do setor elétrico, como transição energética, GTD e a abertura do mercado no Brasil.
Banner EF Summit 2023
06 dez., 2023
O EF Summit 2023, promovido pelo Energy Future, o maior hub de inovação aberta do setor elétrico brasileiro, ocorrerá em São Paulo no dia 13 de dezembro. Este evento vital para profissionais da área elétrica se concentrará em tendências, insights e estratégias para 2024, abordando temas cruciais como transição energética, GTD e a abertura de mercado no Brasil.
Por Luiz Felipe Pamplona 29 nov., 2023
No dia 16 de novembro de 2023, foi realizado o demoday da Chamada Setorial de ESG, que viabilizou uma avaliação mais criteriosa das propostas finalistas. Conheça as 6 propostas que foram selecionadas como destaques em ESG pelas empresas embaixadoras do ciclo.
Mais Posts
Share by: