Energy Future e Accenture lançam agenda de inovação focada na Cibersegurança do Setor Elétrico

fev. 21, 2022

A inédita iniciativa identifica e prioriza as dores do mercado de energia elétrica, propondo uma rota tecnológica de inovação em torno de assuntos estratégicos.

Agenda Setorial

O Energy Future, plataforma de inovação para o setor elétrico, lançou a Agenda Setorial para fomentar o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro através da inovação aberta. Divida em ciclos temáticos, a agenda foca, nesta primeira fase, no tema da cibersegurança no setor elétrico, conta com a parceria da Accenture e das empresas Furnas, Energisa, 2W Energia, Atiaia Renováveis, Copel, Pacto Energia e Urca Energia.

“A Agenda Setorial está sendo lançada e, com ela, uma nova oportunidade para empreendedores do setor elétrico. Mesmo em um momento difícil para o ecossistema, os investimentos neste programa devem ultrapassar os R$20 milhões. Além de contribuir para desenvolver diversas soluções para o problema de cibersegurança, que atinge o mundo inteiro, em especial utilities de energia”, declarou Apolo Lira, head do Energy Future. 

Contexto Cibersegurança no Setor Elétrico

Empresas de energia sofrem com o forte aumento nos casos de ataques cibernéticos. Os ataques realizados por cibercriminosos, a fim de obter lucro com o sequestro de dados e de sistemas, afetam a operação, o negócio e a sociedade.


A expansão dos investimentos, por si só, não garante a proteção. É necessário uma abordagem holística e integrada de segurança, que passa por um plano de ação setorial.


Diante deste cenário, no final de 2021, o Energy Future, junto com a Accenture, iniciou a articulação de um ciclo de inovação pautado no tema Cibersegurança no Setor Elétrico Brasileiro. 


Foram realizados eventos exploratórios do tema, com a difusão de conhecimento através de entrevistas, e-mails e matérias, bem como pesquisa com organizações relevantes do setor.

“A Agenda Setorial está sendo lançada e, com ela, uma nova oportunidade para empreendedores do setor elétrico. Mesmo em um momento difícil para o ecossistema, os investimentos neste programa devem ultrapassar os R$20 milhões. Além de contribuir para desenvolver diversas soluções para o problema de cibersegurança, que atinge o mundo inteiro, em especial utilities de energia”, declarou Apolo Lira, head do Energy Future. 

Para 2022, o Ciclo de Cibersegurança, que se encerra no final de março, tem uma série de ações previstas, que incluem a realização de workshops com líderes de empresas do setor elétrico, que desejam protagonizar ações no tema; produção de conteúdo público como relatórios, reportagens e websérie; além da promoção de uma chamada de desafio setorial para prospectar soluções inovadoras, com mais de 10 empresas avaliando as propostas.

Calendário Desafio Setorial da Cibersegurança no Setor Elétrico

O calendário de chamada do Desafio Setorial Cibersegurança vai de 20/1 a 20/3, sendo dividido em aplicação, de 20/1 a 09/2, avaliação, de 10/2 a 23/2, 3 seleção, de 24/2 a 20/3. A chamada, pautada em subtemas da Cibersegurança tem o objetivo de mapear soluções e organizações que possam contribuir na estruturação setorial no tema. 

O desafio conta com as seguintes categorias:

  • Inteligência de Ameaça
  • Resposta a incidentes
  • Treinamentos
  • Padrões de segurança
  • Tecnologias de proteção

Serão aceitas propostas aplicadas por pessoas jurídicas que se enquadrem como Laboratórios, Universidades, Empresas de Tecnologia, Consultorias, Indústrias, Institutos de Pesquisa ou Startups. As aplicações apenas serão aceitas por meio da plataforma Energy Future.

Mais informações na página do Energy Future. 


Conteúdo Relacionado

Homem de pé em um campo de geradores eólicos verifica seu tablet
Por Apolo Lira 31 jan., 2024
A jornada de inovação no setor elétrico brasileiro é marcada pela adoção dos Níveis de Maturidade Tecnológica (TRLs), uma ferramenta valiosa originada da NASA e adaptada pela ANEEL para o contexto nacional. Esta adaptação reflete uma abordagem estratégica que considera as particularidades do setor, permitindo uma avaliação mais precisa do potencial de novas tecnologias e facilitando o planejamento para a introdução de inovações no mercado.
21 dez., 2023
No dia 13 de dezembro aconteceu o EF Summit, evento promovido pelo Energy Future para abordar temas de extrema relevância para o cenário atual do setor elétrico, como transição energética, GTD e a abertura do mercado no Brasil.
Banner EF Summit 2023
06 dez., 2023
O EF Summit 2023, promovido pelo Energy Future, o maior hub de inovação aberta do setor elétrico brasileiro, ocorrerá em São Paulo no dia 13 de dezembro. Este evento vital para profissionais da área elétrica se concentrará em tendências, insights e estratégias para 2024, abordando temas cruciais como transição energética, GTD e a abertura de mercado no Brasil.
Por Luiz Felipe Pamplona 29 nov., 2023
No dia 16 de novembro de 2023, foi realizado o demoday da Chamada Setorial de ESG, que viabilizou uma avaliação mais criteriosa das propostas finalistas. Conheça as 6 propostas que foram selecionadas como destaques em ESG pelas empresas embaixadoras do ciclo.
Mais Posts
Share by: