Cibersegurança: o próximo desafio do Setor Elétrico

A Agenda Setorial é um programa que, de forma inédita, identifica e prioriza as dores do mercado de energia elétrica, propondo uma rota de ação em temas estratégicos. Como primeiro ciclo da agenda, em parceria com a Accenture, vamos mapear as dores e desenvolver soluções tecnológicas voltadas aos desafios da cibersegurança.

Agenda Setorial: Ciclo Cibersegurança

Empresas de energia sofrem com o forte aumento nos casos de ataques cibernéticos. Os ataques realizados por cibercriminosos, a fim de obter lucro com o sequestro de dados e de sistemas, afetam a operação, o negócio e a sociedade.

A expansão dos investimentos, por si só, não garante a proteção. É necessário uma abordagem holística e integrada de segurança, que passa por um plano de ação setorial.

O Energy Future, junto com a Accenture, iniciou a articulação de um ciclo de inovação pautado no tema Cibersegurança para o Setor Elétrico Brasileiro.

Faça você também parte! Venha construir com a gente um futuro mais seguro para o setor elétrico!

Aplicar solução na chamada
Categorias do desafio cibersegurança

Inteligência
de Ameaças

Resposta
a incidentes

Treinamentos

Padrões
de segurança

Tecnologias
de proteção

cronograma chamada desafio cibersegurança
01
Etapa aplicação

de 20/01 a 09/02/2022

02
Etapa avaliação

de 10/02 a 23/02/2022

03
Etapa seleção

de 24/02 a 20/03/2022

Embaixadores do ciclo cibersegurança

A Agenda Setorial

A Agenda setorial é uma iniciativa do Energy Future para fomentar o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro através da inovação aberta.

Divida em ciclos de inovação, ela direciona e canaliza esforços e ações em torno de temas estruturantes do setor elétrico brasileiro.

Roteiro dos ciclos da agenda:

  • Articulação de discussões qualificadas focadas nos aspectos regulatórios do macro tema da rota através da participação de webinars e workshops;
  • Geração e difusão de conteúdo técnico com empresas referências no macro tema selecionado para a rota;
  • Realização de desafios de inovação aberta com mapeamento organizações e soluções presentes no mercado brasileiro que endereçam o tema da rota;
  • Construção de base de dados rankeada com framework de Avaliação do Energy Future e eventos de apresentação das soluções para detalhar mais as propostas (pitch sessions).

Marketplace de Soluções Tecnológicas

A plataforma SaaS de inovação aberta do setor elétrico brasileiro.

Venha protagonizar a agenda do Setor Elétrico

Construa o futuro seguro do mercado de energia.

Para você, geradora, transmissora, distribuidora ou comercializadora, que deseja trabalhar o tema internamente.

Ter acesso como utility de energia

Para você, desenvolvedor de soluções inovadoras, que almeja acessar recursos para potencializar projetos.

Ter acesso como fornecedor solução

"Agenda setorial está sendo lançada e, com ela, uma nova oportunidade para empreendedores do setor elétrico. Mesmo em um momendo difícil para o ecossistema, os investimentos, neste programa, devem ultrapassar os R$ 20 milhões. Além de contribuir para desenvolver diversas soluções para o problema da cibersegurança, que atinge o mundo inteiro, em especial utilities de energia"

Apolo Lira

Head do Energy Future

"Os ataques cibernéticos estão aumentando significativamente no setor de utilidades públicas. A rápida digitalização das operações, somada à proliferação de recursos distribuídos e a própria convergência OT/IT, tem deixado o setor cada vez mais exposto a riscos cibernéticos. Acreditamos que soluções estruturais para o tema de cibersegurança precisam do envolvimento de todo o ecossistema setorial"

Jorge Freire

Head de Utilities e Infraestrutura
da Accenture