ABRADEE, ABRACEEL, CCEE e LACTEC discutem os impactos do PL 414/2021 no ambiente regulatório

abr. 20, 2022

O encontro, realizado pelo Energy Future, discutirá a modernização do setor elétrico e a criação da portabilidade da conta de luz.

Evento

O setor de energia elétrica tem apostado cada vez mais na tecnologia e inovação como aliadas ao seu desenvolvimento. A mudança no P&D da ANEEL, Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, prevista para o próximo ano, coloca em destaque a inovação como alavanca de investimentos, além de adequar melhor projetos de startups. 


Energy Future acompanha essas inovações e criou a Trilha Regulação em sua Agenda Setorial, que irá conectar diversos players do setor elétrico brasileiro para discutir aspectos do ambiente regulatório.


O primeiro encontro, digital e fechado, é destinado às utilities do setor de energia e será realizado no dia 26 de abril, às 10h30. Neste encontro, mediado por Tenório Barreto, fundador da Confraria da Inovação e Apolo Lira, head do Energy Future, os palestrantes Rodrigo Ferreira, presidente da ABRACEEL, Carlos Ribas, diretor comercial Lactec, Marcelo Loureiro, conselheiro CCEE, e Ricardo Brandão, diretor de Regulação da ABRADEE, discutirão os impactos positivos e negativos do PL 414 no ambiente regulatório do setor elétrico brasileiro. 


As reuniões fechadas pautadas na Regulação serão iniciadas no mês de abril e ocorrerão de forma recorrente nos meses subsequentes. As interações se darão em formato digital, e os convites serão enviados pelo Energy Future.


Os encontros têm como objetivo discutir pautas estratégicas relacionadas ao ambiente regulatório do setor de energia elétrica, priorizando as que impactam diretamente a inovação. As discussões realizadas na Trilha de Regulação serão consolidadas e formalmente enviadas à Agência reguladora, ANEEL.

Mais sobre o PL 414/2021

O Projeto de Lei Nº 414/2021 - que propõe a modernização do setor elétrico e criação da portabilidade da conta de luz, traz diversos pontos que vêm sendo vistos como positivos para o ambiente de comercialização de energia elétrica, mas ainda possui pontos que são sensíveis no que tange o emprego de recursos regulados em prol da inovação no setor. 


Para acompanhar a trilha regulação e outras iniciativas relacionadas à inovação do setor elétrico, continue acompanhando os canais do Energy Future.


Conteúdo Relacionado

Homem de pé em um campo de geradores eólicos verifica seu tablet
Por Apolo Lira 31 jan., 2024
A jornada de inovação no setor elétrico brasileiro é marcada pela adoção dos Níveis de Maturidade Tecnológica (TRLs), uma ferramenta valiosa originada da NASA e adaptada pela ANEEL para o contexto nacional. Esta adaptação reflete uma abordagem estratégica que considera as particularidades do setor, permitindo uma avaliação mais precisa do potencial de novas tecnologias e facilitando o planejamento para a introdução de inovações no mercado.
21 dez., 2023
No dia 13 de dezembro aconteceu o EF Summit, evento promovido pelo Energy Future para abordar temas de extrema relevância para o cenário atual do setor elétrico, como transição energética, GTD e a abertura do mercado no Brasil.
Banner EF Summit 2023
06 dez., 2023
O EF Summit 2023, promovido pelo Energy Future, o maior hub de inovação aberta do setor elétrico brasileiro, ocorrerá em São Paulo no dia 13 de dezembro. Este evento vital para profissionais da área elétrica se concentrará em tendências, insights e estratégias para 2024, abordando temas cruciais como transição energética, GTD e a abertura de mercado no Brasil.
Por Luiz Felipe Pamplona 29 nov., 2023
No dia 16 de novembro de 2023, foi realizado o demoday da Chamada Setorial de ESG, que viabilizou uma avaliação mais criteriosa das propostas finalistas. Conheça as 6 propostas que foram selecionadas como destaques em ESG pelas empresas embaixadoras do ciclo.
Mais Posts
Share by: